quinta-feira, 18 de junho de 2015

Invertebrados 2 - Parte 2

          Anelídeos

     São animais cilíndricos segmentados, são triblásticos celomados, protostômios com simetria bilateral. Seu habitat varia, desde as minhocas que são terrestres, às sanguessugas que vivem em brejos e pântanos, e outros são de origem marinha. Apresentam sistema circulatório fechado e sistema digestível completo. As minhocas e sanguessugas fazem respiração cutânea (pele) e os poliquetos tem respiração branquial. Em cada segmento do corpo há um par de metanefrídios que filtra excreções do sangue e do celoma. Apresentam sistema nervoso ganglionar ventral.







          Artrópodes 

     Animais com exoesqueleto de quitina, apêndices articulados, são triblásticos celomados e protostômios de simetria bilateral. Encontrados em terra ou água. Tem sistema digestivo completo e sistema nervoso ganglionar ventral. Apresentam sistema circulatório aberto e sua respiração pode ser traqueal, filotraqueal ou branquial. A excreção pode acontecer pelos túbulos de Malpigi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes), glândulas coxais (aracnídeos) ou glândulas verdes (crustáceos).









          Equinodermos 

     Animais dotados de espinhos em sua superfície corporal, endoesqueleto calcário, na fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta simetria pentarradial, são triblásticos e deuterostômios. São de habitat marinho, geralmente vivem no fundo do mar na fase adulta. Apresentam sistema digestivo completo, com digestão extracelular, e no sistema nervoso apresentam um anel nervoso em volta do esôfago. O transporte de substancias e a locomoção são feitos pelo sistema ambulacral.A excreção é efetuada pelas pápulas dérmicas e a respiração em algumas espécies é feita pela mesma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário