quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Reino Protista - Protozoários (resumo da aula)

     Organismos pertencentes do reino protista. São eucariontes, heterotróficos, uni ou pluricelulares e apresentam vida livre ou parasita. Causadores de algumas doenças tais como, amebíase, toxoplasmose, doença de chagas, malária, etc. Basicamente são divididos em relação a sua locomoção, que podemos classificar como: Rizópodos, Flagelados, Ciliados e Esporozoários.



     
          Rizópodos


- Aqueles que se deslocam por pseudópodos ("falsos pés", segundo o significado em grego),que são estruturas instáveis que também são utilizadas na alimentação do protozoário. A reprodução se dá por divisão binária.

Exemplo: Ameba (protozoário de água doce)



          Flagelados

- Deslocam-se por flagelos (estruturas em forma de chicote). Em geral, há um flagelo, podendo haver mais que três. A reprodução é a divisão binária.

Exemplo: giardia (causador da giardíase)



          Ciliados


-A locomoção se dá pelo uso de cilios (estruturas numerosas, semelhantes a pelos a nível microscópico).
A reprodução ocorre por divisão binária e por conjugação (troca de material genético).

Exemplos: paramércio (protozoário não-parasita, de vida livre)



                                   





          Esporozoários



- Ausência de estruturas de locomoção. São levados pelo meio liquido em que se encontram. A grande maioria dos representantes é parasita. Reproduzem-se por reprodução sexuada (semelhante a conjugação, mas não há troca de material genético entre os dois protozoários, apenas a doação do material de um para o outro), que permite a esporulação (formação de formas resistentes que ficam inativas fora do meio liquido).

Exemplo: Plasmódio (causador da malária)






       

Nenhum comentário:

Postar um comentário