quinta-feira, 26 de março de 2015

Anexos Embrionários

        Os anexos embrionários são estruturas ligadas ao embrião de répteis, aves e mamíferos, relacionados com a adaptação desses vertebrados ao ambiente terrestre. Entre eles podemos encontrar:

     

- Saco vitelino: encarregado de nutrir o embrião por meio de bolsas que contem substancias energéticas. No caso dos mamíferos, a nutrição vem da placenta. 

- Âmnio: é uma especie de bolsa que protege o embrião contra choques por meio de um liquido, chamado de liquido amniótico.

- Alantoide: tem a função de armazenar as excretas e em certos casos, de respiração quando em repteis e aves o alantoide se junta com o cório.

- Cório: é a membrana que envolve o embrião e e os demais anexos embrionários.

  

quinta-feira, 5 de março de 2015

Embriologia

     Gametogênese

  É o processo que se da a formação dos gametas em reprodução sexuada. Tem como divisão celular a meiose que reduz pela metade a quantidade de cromossomos das células, apresentando no final células haploides. Tanto a produção de gametas femininos e masculinos apresentam as mesmas fases.

     Espermatogênese

  A produção de gametas masculinos se dá nos testículos, onde suas células se organizam em volta dos túbulos seminíferos gerando os espermatozoides. As quatro fases desta formação se dá por:




1. Período germinativo: Também chamada de fase de proliferação, ocorre pelas divisões das células germinativas (diploides) por mitose, dando a formação de espermatogônias.

2. Período de crescimento: Ocorre um aumento no volume do citoplasma das espermatogônias, gerando espermatócitos primários.

3. Período de maturação: Por meio de meiose, os espermatócitos primários originam dois espermatócitos secundários haploides. Depois disso, os espermatócitos secundários se dividem por meiose, gerando espermátides haploides.

4. Período de diferenciação: Processo que se dá a transformação das espermátides em espermatozoides.


     Ovogênese

  A produção de gametas femininos ocorre nos chamados folículos de Graffe, onde se situam as células germinativas. 




1. Período germinativo: Ocorre mitose nas células germinativas, gerando ovogonias diploides, e destas ovogonias primarias, geram-se duas ovogonias diploides por meio de mitose.

2. Período de crescimento: Sem ocorrer divisão celular, estas ovogonias crescem de tamanho e passam a se chamar de ovócitos primários.

3. Período de maturação: O ovócito primário faz meiose e divide em dois, gerando um ovócito secundário e um glóbulo polar (célula sem citoplasma). Depois cada uma delas faz meiose, gerando um ovulo e um glóbulo polar pelo o ovócito secundário e dois glóbulos polares pelo glóbulo primário.